“Organizado e metódico…”

“Conheci o Pedro Duarte há 6 anos nos escalões de formação do SC Braga, primeiramente como treinador no escalão de Sub.15 e, mais tarde, no de Sub.19. Tive a feliz oportunidade de acompanhar com proximidade o seu trabalho desde essa altura, não sendo uma surpresa ou capricho do acaso a conquista do Campeonato Nacional Sub-19.

Enquanto Coordenador no clube acompanhei o seu desenvolvimento como treinador. Desde sempre demonstrou uma grande paixão e dedicação. Coloca sempre cuidado nos vários detalhes do treino e do jogo das suas equipas, em vista do desenvolvimento e projeção dos seus jogadores. São exemplos, de entre muitos outros, o valor acrescentado a atletas como Gil Dias e Xadas, que muito sucesso tem tido no futebol nacional e internacional.

Organizado e metódico, destaco a sua assertiva capacidade para aferir a qualidade dos jogadores, a sua precisa leitura de jogo, e a qualidade com que monta as equipas, implementando com sucesso diferentes estratégias para cada jogo, e salvaguardando sempre a identidade do projeto coletivo da equipa.

 

Pela forma com selecciona, delineia e planifica cada sessão, e pela intervenção imediata no treino, tem conseguido colocar as suas equipas a jogar um futebol positivo, assente numa cultura de jogo evoluída e em comportamentos ofensivos.

Fruto da sua personalidade assume uma liderança bastante envolvente e próxima do grupo, promotora de laços evidentes para além dos profissionais, que certamente irão perduram em cada um dos atletas por ele treinados.

É um dos jovens treinadores de qualidade a ter em conta nos próximos anos.”